Quando vou lançar uma campanha nova, acontece muitas vezes “perder” imenso tempo na elaboração do copy do anúncio , em decidir que tipo de abordagem vou utilizar nos banners de imagem em display, de ficar estancado e à espera que uma luz me ilumine com ideias magníficas para copys e banners com CTRs monstruosos. De ficar a pensar “como é que a concorrência faz?”. E agora? Muitas vezes paramos no tempo a pensar “sei lá que título vou escrever para este anúncio”… “Sei lá como é que um banner de uma empresa que vende software se deveria parecer”…
Quantas vezes é que isto já te aconteceu também? Vai gif, html5, imagem estática? Mais ou menos texto no copy? E extensões de anúncios, quais fazem sentido?
Para sanar esta nossa dor, vou partilhar os caminhos que encontrei para me ajudarem no processo criativo e de pesquisa de mercado. Caminhos estes que podem ser percorridos caso tenhamos a dor, ou não. Por puro benchmark ou até por curiosidade, todo o conhecimento do mercado é bem-vindo!
Há uma máxima que tenho que concordar: “pra quê inventar a roda outra vez?”. A dor que tu estás a ter nesse momento de criação, já alguém a teve antes, nessa mesma indústria, no passado. Não é uma dor nova. Seja qual for o produto que queres vender ou o problema que queres resolver, há alguém no mercado que já o faz, há muito tempo e muito melhor que tu!
Portanto em vez de tentares inventar a roda, porque não fazes uma análise da concorrência e procuras alguma inspiração neles? Sim, se aquele TOP do mercado utiliza aquele tipo de abordagem e aquele tipo de comunicação nos seus anúncios há muito tempo, achas que ele é o TOP do mercado por mera sorte ou aquela comunicação tem estudo e ciência por detrás? Eu apostaria na segunda hipótese…
“Pra quê inventar a roda?”
Disclaimer 1: Atenção: não estou a sugerir que copies os teus concorrentes, nada disso. E quando falo em concorrentes, refiro-me aos top de mercado da tua indústria, não propriamente o teu vizinho da frente. Refiro-me aquele concorrente que fatura milhões e está algures no mundo, provavelmente entre os EUA, a Alemanha e a China.
Disclaimer 2: esta pesquisa e estes passos que aqui te vou dizer, acho que deves sempre utilizar, mesmo que daqui não extraias nada para por em prática. Mas deves estar sempre por dentro do mercado, como é que os outros andam a trabalhar. E é interessante também fazeres um cross-industry, não te ficares apenas pela tua indústria mas ver também outras indústrias. Alargas horizontes e aumentas o teu conhecimento.
Disclaimer 3: a função de criativo na indústria existe e é de alto valor. Numa empresa com estrutura organizada não existe o PPC ser o faz-tudo: monta estratégia, campanhas, faz copy, banners… Mas na maioria dos casos, os recursos são baixos e o faz-tudo é uma realidade. Isto aplica-se em todo o caso ao PPC Manager, ao criativo, ao webdesigner, ao gestor de projeto, ao social midia manager que precisa de apoio no copy, etc… Enfim, a qualquer profissional que queira ter mais informação de mercado.
Antes de falar nas estratégias e nas ferramentas que utilizo, uma coisa tens que ter muito clara e definida, que não a vais encontrar por inspiração: a tua proposta de valor. Para que serve o teu produto? Que valor acrescenta ao mundo? Isto não são os outros que vão dizer por ti…
“Tens que ter a tua proposta de valor bem definida.”
Pontos nos quais te deves focar ao analisar os anúncios dos concorrentes:
- Qual a proposta de valor deles?
- Como exibem a mensagem, de forma curta e clara ou de forma longa e explicada?
- Há algum aspeto que seja transversal à comunicação dos meus concorrentes? Provavelmente não vais querer ser mais um a dizer o que todos dizem, mas caso encontres alguma semelhança repetida por muitos, pode ser um sinal que realmente é o tipo de comunicação que funciona na tua industria.
- Qual o CTA que utilizam?
- Que formatos de anúncios utilizam?
- Aqui se quiseres aprofundar, qual a relação entre os anúncios e a própria landing page?
Posto isto, vamos então às ferramentas que costumo utilizar para fazer benchmark de anúncios.
1 – Google AdWords : Ad Preview and Diagnosis
Dentro da própria plataforma do Google AdWords vais encontrar uma ferramenta de “Ad Preview”. O propósito principal desta ferramenta é fazer um diagnóstico dos teus próprios anúncios, para perceberes se estão a ser exibidos, como e onde, em vez de estares a fazer pesquisas diretamente no motor de busca do Google, gerando impressões sem clicks. Com esta ferramenta, vais conseguir simular qualquer condição: a localização de quem pesquisa, o idioma, o device e a própria extensão de domínio da Google.
Tens então um mundo de possibilidades para explorares os anúncios no Google de qualquer mercado.
Tem um senão, os links são de preview e não são portanto clicáveis. Não poderás ver as landing pages 🙁
2- Uso de VPN’s / Proxys
Para colmatar esta impossibilidade de veres Landing Pages dos teus concorrentes, podes utilizar um VPN ou uma Proxy para simulares a tua localização física, numa pesquisa real, em qualquer lugar do mundo. Normalmente são serviços pagos, porém se fizeres uma pesquisa encontrarás alguns gratuitos, pelo menos para testar. Eu utilizo o Hide.me que tem os EUA e já me permitem ver Landing Pages do mercado americano gratuitamente, e como sabemos os top dos top estão lá.
3- Moat
Quem já teve formações comigo, sabe que adoro o Moat.com. No meu entender, a melhor ferramenta de benchmark de display do mercado. Pelo menos das que conheço, agradeço que partilhem outras no final do artigo 😉 Gratuitamente, poderás ver anúncios das marcas top do mercado, em diversos formatos e saber desde quando esses anúncios estão ativos. É um inventário realmente extenso e que abrange diversos países onde as marcas atuam. Confere este exemplo da Red Bull onde foram gerados mais de 1000 anúncios em diversos países e diversos formatos.
4- Adespresso Gallery
Milhares de anúncios do Facebook Ads, de diversas indústrias, no mesmo local. Sim, tudo isso no Adespresso Gallery. É o inventário mais extenso de Facebook Ads que conheço. Com diversos filtros disponíveis para que encontres exatamente aquilo que queres ver!
Podes filtrar por anunciante, placement, indústria… E até por formato de Ad, como o canvas ou o carroussel por exemplo. E a melhor parte: gratuitamente! Provavelmente vão-te pedir registo na plataforma em algum momento, mas regista-te! Vai valer a pena. E aproveita dá uma espreitada no conteúdo do blog deles, que é muito bom também.
Extra: Rich Media Gallery
É uma ferramenta do Google para benchmark de métricas. Neste caso não conseguirás ver ads, mas conseguirás ver métricas da indústria. Muito interessante para te posicionares em relação aos outros. Consulta o Rich Media Gallery
Estas são algumas formas que utilizo para “espiar” concorrência, encontrar inspiração e estudar o mercado de anunciantes. Estas ferramentas são muito úteis para diversos propósitos. Existem muitas outras, deixo este espaço para que partilhes as tuas técnicas de espião 😉
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Um abraço e até um próximo artigo!