Marketing Digital, muito além dos posts no Facebook

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Marketing Digital é muito mais do que isso…

Este é um artigo de opinião, em jeito de desabafo, com um único propósito: criar consciência, criar cultura digital, criar educação digital. Escrevo este artigo pegando num post que o Neil Patel escreveu recentemente no LinkedIn (já o coloco abaixo).

Não menosprezando os “posts no Facebook” obviamente, porque eles têm um peso importante em muitas das estratégias de Marketing Digital, mas para criar consciências sobre o que é realmente fazer Marketing Digital. É comum o seguinte diálogo:

  • “Já trabalham com Marketing Digital na vossa empresa?”
  • “Sim, há muito tempo, temos lá um rapaz a gerir a página do Facebook.”

Ah, tá… Não era bem isso que eu me referia.

Eu referia-me a quê então?

Eu gostaria que me dissesse:

    • Se têm um site e se está totalmente adaptado a mobile;
    • Se têm uma estratégia de criação de conteúdo;
    • Se têm blog próprio e como o utilizam para fazer crescer o negócio;
    • Se têm uma estratégia de SEO e posicionamento de keywords relevantes ao negócio;
    • Se têm uma estratégia digital de public relations e criação de sinergias na web com influencers;
    • Se trabalham com landing pages para apresentação de produtos e captação de novos clientes;
    • Se recolhem contatos dos seus clientes e/ou visitantes;
    • Se fazem lead generation ou vendas online;
    • Se têm uma linha editorial e de comunicação para as suas publicações online.
    • Se têm uma estratégia visual de marca;
    • Se fazem envios de newsletters;
    • Se fazem e-mail marketing com bases próprias ou alugadas;
    • Se fazem compra de tráfego na pesquisa do Google ou no Display;
    • Se fazem anúncios no Gmail, Youtube ou Google Shopping;
    • Se fazem anúncios no Facebook Ads;
    • Se têm estratégias de remarketing e reativação de antigos clientes;
    • Se analisam o comportamento dos visitantes nos seus sites;
    • Se têm personas definidas;
    • Se testam diferentes canais de tráfego com regularidade;
    • Se planeiam as suas ações antecipadamente e seguem um plano com KPIs definidos a curto e longo prazo.
    • Se fazem mais qualquer coisa além de postezinhos nas redes sociais.

Enfim, são 20 pontos que apresento, mas existem outras 20 mil soluções. Eu queria que me dissessem apenas mais qualquer coisa que não “Faço Marketing Digital porque faço posts no Facebook”. Outra vez, não que o Facebook seja mau, não o é! O Facebook é essencial para as marcas e para os seus negócios. Mas não é tudo, há muito mais para além disso.

Atrevo-me a dizer, quem está ainda neste patamar de “faço apenas Facebook” e gera resultados, está a perder muito dinheiro! Não que o Facebook lhe esteja a levar o dinheiro, mas na oportunidade que estão a perder em não ativar outros canais. Porque na maioria dos casos, se o Facebook funciona e gera ROI, os outros canais ajudarão seguramente a complementar essa estratégia e potencializar os lucros.

E se o Facebook amanhã mudar as regras de jogo?

E se o Facebook amanhã te encerra a página por violação de uma regra?

E se o Facebook cai?

E se…?

Como diz o outro, depois é um “ó tio, ó tio”.

Pegando então no post do Neil Patel, uma referência no Marketing Digital. Para mim, ser esta referência é por ser realmente bom no que partilha com a sua comunidade e não por ser conhecido. Não falta por aí quem seja muito conhecido mas acrescente muito pouco (e vice-versa).

I don’t think most people realize just how complicated digital marketing is.
Not just people…
Businesses as well.
Too many companies believe a Facebook Page and a blog will be enough to drive new customers and sales.
That just isn’t true.
And what makes things harder for them is that the digital landscape is constantly changing.
Throw in the fact that digital marketing is a long-term strategy and you’ll find most companies don’t have the patience (or true understanding) to make the investment necessary to succeed.
There are a few things I always tell people about online marketing.
1. Marketing is not an expense/cost. It’s an investment.
2. You will not see significant results in the short term. If an agency/consultant promises you this, run away.
3. Constantly study. There’s nothing worse than falling behind new trends and necessities in the digital space.
4. Relentlessly test. You can always improve your tactics… even if they are already bringing you great results.
5. Be patient. Digital marketing is a marathon, not a sprint.
If you (or the people you work for) don’t understand these five points, it will be incredibly difficult to grow your business.

Como ele diz, ter uma página no Facebook e um blog, não é tudo. Não chega. Não é suficiente. E tu, senhor empresário, se achas que é suficiente, não és um bom empresário. Um bom empresário procura sempre novas oportunidades para investir o seu dinheiro. Procura sempre novas soluções que lhe escalem o negócio. Arrisca, testa… INVESTE. É orientado a ROI. Ele não se importa de investir 1 milhão, se tiver 1 milhão e 200 mil euros de retorno. E também não se importa de investir 2000 euros num teste se com esse teste ganhar conhecimento, conhecimento esse que o vai ajudar a longo prazo, aprender mais sobre o seu público e saber que testou a viabilidade de um canal e o ROI do mesmo.

Como diz o Neil Patel, Marketing Digital não é um custo, é um investimento.

Relativamente ao ponto 4 e 5 do Neil Patel: estuda, planeia, investe, testa, arrisca. E cada vez que falhares, sabes que estás mais perto de que dê certo. “Falhar é o primeiro passo para o sucesso.” No final, vai dar certo.

O melhor profissional de Marketing Digital é o que falha mais vezes em situações diferentes, não tenho dúvidas disso. Falhar faz parte, o importante é aprender rápido.

Esta é a forma que vejo as coisas. E é com pessoas aversas ao risco de falhar com quem gosto de trabalhar.

Este artigo – e aliás, muitas das minhas acções online –  pretende criar cultura digital, o que é o Marketing Digital. Porque me chateia quando me dizem “ah trabalhas com o Facebook e assim” quando digo que trabalho com Marketing Digital.

 

E tu, qual a tua opinião sobre o assunto?

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