O meu nome é Roberto Cortez e sou, em primeiro lugar e o mais importante para mim, marido da Andreia, pai do Rodrigo e da Anabela.
A versão rápida: Sou um rapaz do Digital que torna os seus sonhos em objetivos. Quantificáveis, mensuráveis e com prazos.
A versão longa: O meu contacto com o Marketing Digital começou há mais de uma década atrás, saído da faculdade com uma licenciatura em Relações Internacionais, quem diria que ia encontrar a minha paixão numa área totalmente diferente.
Foi através de um vídeo no Youtube, que consegui o primeiro emprego. Na altura, recebi três propostas de emprego: duas em Portugal e uma na República Checa. A entrevista para a República Checa foi em inglês e era algo que, naquela época, tinha algumas dificuldades. Mas consegui, o emprego era meu.
A adaptação não foi nada fácil: problemas com a língua, pouco dinheiro que me limitava nas escolhas e um frio que nem sabia que existia. Não foi fácil e chorei várias vezes no meu canto. Mas queres saber? Foi a melhor decisão que tomei na vida por me ter exposto ao desconforto e a uma nova experiência de entrar no mundo dos negócios online e estudar exaustivamente sobre anúncios.
Ao fim de dois anos, já com um salário confortável e grandes amizades, decidi voltar para Portugal. Precisava de novos desafios.
Comecei a procurar os meus primeiros trabalhos de Freelancer. Fiz muita coisa de forma gratuita, a testar e validar aquilo que tinha aprendido. Na altura, não tinha consciência disso, mas não sabia vender. Não me sabia respeitar, nem valorizar. O pouco dinheiro que trazia, começou a escassear ao fim dos primeiros meses, até que recebi uma oferta de uma agência de Marketing Digital, onde trabalhava multimarcas, afiliação, funis desde as landings ao tráfego e e-mail, de dezenas de verticais diferentes, de alguns países diferentes. No entanto, continuava a sentir que precisava de novos desafios. Estar confortável não era de todo o que eu gostava, por isso saí dessa Agência. Com mais algumas oportunidades pelo caminho, uns tempos depois estava em Dublin para uma entrevista final na Google. Tinha tudo para conquistar o cargo, mas houve uma pergunta que me tramou “Qual é o teu maior sonho profissional?”. Eu respondi “Vou ter o meu próprio negócio!”. Terá sido isto que ditou escolherem a outra pessoa para o cargo? Provavelmente.
Assim que voltei de Dublin com uma resposta negativa, entrei num processo de recrutamento para o Jusbrasil, uma grande empresa da web brasileira. Trabalhei lá algum tempo e foi das melhores experiências que tive. Em paralelo, fazia trabalho como freelancer e o meu nome começava a fazer eco no mercado.
Todas estas experiências permitiram-me ganhar novas perspetivas, conhecer diferentes realidades, sentir de perto as dores do mundo empresarial. Adorava o que fazia, mas eu queria sair daquele conforto de ter um emprego das 9 às 18h, eu queria ter a minha própria coisa, o meu negócio. Eu nasci para empreender, para ajudar os outros. Então comecei a explorar esses caminhos.
Aquilo que faturava como freelancer, bem como os clientes que já tinha, iria migrar para a agência e davam para pagar um espaço, equipamento e um colaborador. “Vamos a isso”, pensei. Dividir para depois multiplicar.
Foi assim que nasceu a minha agência em 2019, desde aí a equipa tem crescido e os projetos também a uma velocidade alucinante.
Para mim, tudo foi começando “e se’s:
Um dia, enquanto Freelancer, pensei: “E se tivesse uma equipa a trabalhar comigo nestes projetos de Freelancer?”. Daí, em 2019, surgiu a minha agência de Marketing Digital, a Massive Growth & Performance (massivegrowth.io) que, entretanto, cresceu tão rapidamente, que o mercado não teve como ficar indiferente.
Um dia, pensei: “E se em Portugal existisse um evento de Marketing Digital focado no marketing de performance?” Dessa ideia surgiu o AdSummit (adsummit.pt), que nas primeiras duas edições contou com cerca de 1600 pessoas.
Um dia, pensei: “E se existisse uma comunidade de Marketing Digital em Portugal onde todos pudéssemos aprender e crescer em conjunto, sem julgamento e com pessoas realmente empenhadas em ajudar o próximo?”. E comecei a construir as bases do que hoje é o PAD, atraindo os meus similares originalmente e depois evoluindo para o que hoje é a melhor comunidade de Marketing Digital de Portugal. O Programa de Aceleração Digital (programadeaceleracaodigital.com) já ajudou mais de 1 milhar de pessoas em Portugal a crescer profissionalmente e muitos deles transformaram por completo as suas vidas.
Um dia, pensei: “E se existisse uma mentoria em Portugal focada em ajudar freelancers de Marketing Digital, para que crescessem rapidamente, ganhassem mais dinheiro e evitassem cometer grande parte dos erros que a maioria comete?” E criei o Prolancer (prolancer.pt), o meu grupo restrito de freelancers.
Um dia, pensei: “E se eu conseguisse impactar a vida de 1 milhão de pessoas?”. E isso vai acontecer. Começou já a acontecer, com o lançamento da plataforma gratuita de conteúdo de Marketing Digital, o Movimento Digital (www.movimento.digital).
E se tu estiveres a pensar “mas como é que ele consegue fazer tanta coisa?”. Em primeiro lugar, posso-te dizer que acho que isto é algo nato em mim, algo com que eu cresci: eu gosto de estar em desconforto, eu gosto de me por à prova, de me superar a cada dia. Enquanto existem pessoas que preferem ter a vida certa, cada dia igual ao outro, eu gosto do desafio, é isso que me mete o sangue a correr nas veias!
Mas, acima de tudo, eu tenho uma coisa que tu também tens: coragem! Sabes o que te impede de dares vida aos teus sonhos? Acima de tudo coragem. Não te sintas mal por isso, é comum. Eu mesmo sofro de cagaço em muita coisa. Quem não sente medo, não está vivo.
Além desta vontade intrínseca de empreender, de sair da zona do conforto, atualmente, eu procuro investir em mim, faço parte de mentorias, masterminds, eu tenho os meus mentores e estou-lhes imensamente grato por tudo o que me têm ajudado até aqui. Investirmos em nós próprios é meio caminho andado para o sucesso. Lembra-te que ninguém nasce ensinado e que precisamos de caminhar acompanhados para chegarmos sempre mais longe.
Acima de tudo, queria contar-te a minha história, dizer-te como tudo começou (do zero). Tal como tu, eu sempre tive sonhos, ambições. Sempre soube que estava destinado a muito mais do que trabalhar para outros. Eu precisava do meu negócio, do meu projeto. Nasci para ser Empreendedor, para ajudar o máximo de pessoas que conseguir. E sinto que, todos os dias, cumpro essa missão no PAD, no Prolancer e noutros projetos a que estou ligado.
Esta é a minha história resumida. Tudo tem um porquê. Qual é o teu?