Trends em crescimento em 2017 em Portugal

Total
2
Shares

Neste rápido artigo, trago aqui algumas das trends mais quentes do final de 2017 em Portugal e que prometem bombar em inícios de 2018. São tópicos que têm tido um aumento de procura nos últimos meses e nos quais faço a minha aposta que continuarão a crescer em 2018.

1- Marketing Digital

O interesse em torno do conceito de Marketing Digital (e até mesmo Digital apenas) continua a crescer. Nada que nos surpreenda.

2 – ChatBot

Os ChatBot são cada vez mais utilizados por profissionais de Marketing Digital para automatizar flows e ponho as minhas fichas nos bots para 2018. Prevejo uma procura intensa pelo tema por parte de profissionais e empresas.

3 – Instagram

O Instagram não pára de crescer na sua audiência. Só este ano, foram mais de 200 milhões de utilizadores novos ativos. A tendência é clara de crescimento. Figura-se também como um excelente posicionamento para quem trabalha PPC.

4- InstaStories

Foi um dos grandes impulsionadores do Instagram este ano, e com a abertura dos anúncios no InstaStories, os anunciantes ganharam um novo placement com alta taxa de interação, onde facilmente se promovem produtos e serviços.

5 – Google AdWords

Continua a crescer o interesse pela plataforma em Portugal. Feliz por isso, mas a luta continua! 🙂 Acredito que o redesign da plataforma, que a tornou mais user-friendly, ajudou a atrair mais anunciantes e a reativar alguns antigos utilizadores.

6- Leads

O termo “lead” começa a fazer parte do vocabulário de mais e mais empresários.

7 – Content Marketing

O conceito continua a ganhar popularidade e é a minha aposta para as empresas se diferenciarem em 2018. É um must-have na maioria dos negócios, atrair audiência através do conteúdo.

8- Pinterest

A rede social tem uns anos mas acredito que 2018 possa ser o ano da rede. É uma excelente fonte de tráfego para alguns nichos de mercado e com a entrada dos ads em perspetiva em Portugal, pode alavancar os resultados por cá. É uma rede que tenho, sem dúvida, debaixo de olho.

9 – Loja Online

O crescente interesse em volta do conceito mostra duas coisas: mais e mais online e maior propensão para se fazer compras sem sair de casa. O e-commerce é uma aposta garantida para os próximos anos.

10 – Bitcoin

Para finalizar, o Bitcoin que não tem nada a ver com o Marketing Digital mas… é uma moeda virtual que tem suscitado grande interesse. Alguns e-commerce já aceitam até as criptomoedas como forma de pagamento.

 

 

E na tua opinião, em que conceitos apostas para continuarem a crescer em 2018?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

You May Also Like